Núcleo de Turismo se Reúne Para Debater Criação da Rota Cultural Espírita de Uberaba
03/12/2014

Como parte da estruturação do turismo em Uberaba, o projeto Empreender da Aciu e Projeto Roteiro Turístico Uai Paulista vêm mapeando as potencialidades da cidade. O objetivo é organizar e divulgar roteiros, com informações sobre as belezas naturais, pontos destinados a atividades culturais na cidade, opções de restaurantes e hospedagem, para disponibilizá-las pela internet e através de guias impressos.

Uberaba é referência para aqueles que viajam motivados pela fé.  Toda semana ônibus de visitantes circulam pela cidade à procura das sessões públicas de psicografia, mesmo com o falecimento de Chico Xavier (Junho de 2002) a visitação à cidade não cessou.

Na última segunda-feira (01/12), a equipe do Lar da Caridade representado por dona Ivone Silva (neta de dona Aparecida ou Vó Cida) abriu as portas da casa para ser a casa sede de mais uma reunião do Núcleo de Turismo, em que participaram a Gestora de Projetos da Aciu, Anna Paula Batista e Manoel Pedro,  Gestor do Projeto Roteiro Turístico Uai Paulista. A Pauta da reunião foi

De acordo com a gestora de projetos Anna Paula Batista, um dos potenciais que já estão bem adiantados é a criação de uma rota gastronômica e de hospitalidade. “Mas, quando analisamos a área de espiritualidade e religiosidade, começamos a ver quantas pessoas procuram Uberaba para acompanhar a história do Chico Xavier, visitar os centros espíritas e o museu, na casa dele. São pessoas que vêm para acompanhar as mensagens psicografadas, tomar passe e em busca de paz. Considerando apenas as visitas agendadas ao Lar da Caridade, percebemos que, só no mês de novembro, mais de 500 pessoas vieram a Uberaba. Conversei com um grupo de 45 pessoas vindas de Florianópolis que fazem esse roteiro há 17 anos e que só em 2014 já vieram pela quinta vez a Uberaba. Percebi que elas ainda têm muitas dúvidas sobre onde podem ir”, avalia.

A idéia, então, é criar também a Rota Cultural Espírita, uma vez que Uberaba é reconhecida nacionalmente como berço do espiritismo no Brasil e por ter abrigado o médium Chico Xavier a maior parte de sua vida. Dessa maneira, Anna Paula afirma que serão coletadas informações sobre quantos centros existem na cidade, qual o horário de funcionamento e outras informações importantes. “Em momento algum queremos vender espiritualidade. Na verdade, queremos mostrar onde estão esses lugares. Foi muito válido ter acompanhado essas pessoas e ouvi-las contar suas experiências. O que mais marcou foi saber que viajaram mais de mil quilômetros para encontrar aqui a paz. Por isso, já começamos a fazer um mapeamento sobre os locais mais visitados para que as pessoas sejam atendidas de forma organizada; queremos ajudar. A demanda existe, mas será que essas pessoas estão sendo bem tratadas nos hotéis e restaurantes onde são recebidas? Elas conseguem comprar algum artesanato aqui para levar?”, indaga a gestora.

Entre 2000 e 2010, o número de espíritas no País cresceu 65%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O espiritismo tem 3,8 milhões de fiéis autodeclarados, segundo o IBGE, e 30 milhões de simpatizantes, segundo a Federação Espírita Brasileira.

Conhecida internacionalmente por suas igrejas católicas centenárias e romarias que arrastam multidões, Minas Gerais é também referência para a comunidade espírita. Chico Xavier, que morreu em junho de 2002, foi o responsável por colocar o estado na rota de milhares de espíritas.

Fonte: Aciu/ Empreender