Durante os dias 15 e 16 de abril aconteceu na Federaminas, em Belo Horizonte - MG, o Treinamento sobre Certificado de Origem, a qual reuniu as Associações Comerciais do estado em ação conjunta com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil – CACB.
O Certificado de Origem atesta a procedência da mercadoria do país exportador e especifica as normas de origem negociadas nos acordos comerciais entre o Brasil e outros países.
Emitido por empresas exportadoras ou prestadoras de serviços, ele garante vantagens comerciais em preferências tarifárias, negociadas nos acordos comerciais, e tem como principal benefício a redução ou isenção do imposto de importação para os clientes no exterior, beneficiando as empresas através de ganhos em competitividade no preço final do produto.
O treinamento, em dois módulos, teve como instrutora a especialista Juliana Kämpf.
A coolaboradora da Aciu, Patrícia Resende que fez parte do treinamento explica a importância desse trabalho para nossa cidade “É importante ter em Uberaba um ponto de emissão de certificado de origem digital. Pois esse recurso possibilita maior praticidade no processo burocrático de exportação, além de reduzir o custo de despesas na emissão do documento, o que torna o processo bem mais ágil e seguro” explica Patrícia.