Comdesu aprova processo de incentivos da Atlas Fertilizantes para investimento de R$ 5 bi
27/02/2023

Na última sexta sexta-feira (24), na 2ª reunião deste ano do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Uberaba (Comdesu), no Centro de Inovação, localizado no Parque Tecnológico de Uberaba, foi aprovado o processo de incentivos fiscais e estímulos econômicos para a empresa Atlas Agro Brasil Fertilizantes, com valor de investimento de R$ 5 bilhões para o Município.

Com a presença da prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, o diretor operacional da Atlas, Rodrigo Santana, apresentou o projeto da empresa norueguesa, que possui larga experiência na indústria global de fertilizantes, e que assinou protocolo de intenção para investir na construção de uma planta industrial de fertilizantes nitrogenados renováveis, no Distrito Industrial III.

Para a chefe do Executivo, a aprovação do processo de incentivo da Atlas foi a concretização de mais um investimento atraído pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec). “Esse é o maior investimento da história de Uberaba. A reunião do Comdesu é o momento em que os processos de incentivos são deliberados. Hoje, de forma bastante clara, as propostas da Atlas foram apresentadas, como os números e informações necessárias para que ela receba o benefício. Somando a esta empresa, já conquistamos quase 6 bilhões de reais em investimentos para Uberaba nesses dois anos de gestão”, disse.

Ainda na reunião, duas empresas tiveram seus processos aprovados para o Mini Parque Empresarial, no Alfredo Freire, que são: Vasos Paulista Ltda., que atua no mercado com a fabricação de artefatos de cimento, sendo vasos ornamentais para área externa e interna; e a Triângulo Transporte e Locações Sociedade Unipessoal Ltda., que atua no mercado de venda e aluguel de contêineres.

A quantidade total de empregos gerados pelas três empresas incentivadas, entre diretos e indiretos, é de 574, na fase operacional, sendo que a Atlas Fertilizantes, no período de construção, criará cerca de 2.000 empregos entre diretos e indiretos. O total de investimentos soma R$ 4.367.260.000,00.

Ressalta-se que o investimento da Atlas Fertilizantes é estimado em R$ 4.366.500.000, sendo este valor balizado de acordo com o dólar.Por fim, a presidente do Comdesu, Cynthia Bessa de Souza, apresentou o saldo de 16 de fevereiro do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (FMDE), que está em R$5.677.124,61.

A reunião contou com a presença do secretário da Sedec, Rui Ramos; do gerente do Parque Tecnológico, Paulo Fernando Rocha Ventura; do secretário da Fazenda, Roberto Tosto; da secretária adjunta da Fazenda, Lisandra Abreu; do chefe de Gabinete, Caio Presotto; do superintendente de Planejamento Urbano da Secretaria de Planejamento, Luiz Mário Molinar Neto; di diretor da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), Carlos Henrique da Costa, diretor da  Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Nei Lúcio de Melo Cadima; e do presidente do Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande (Cigra), Maurício Pincelli.

Também presente a assessora de Relações Empresariais da Sedec, Yara Cristina Coelho Silvério; o analista em Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação, Octavio Shimaru, e o pesquisador em Desenvolvimento de CT&I, Arthur Marino. E por fim, registradas as presenças de três conselheiros do Conselho Gestor do Parque Tecnológico, sendo o representante da UFTM, Carlo José Freire de Oliveira; da Embrapa, Giovana Alcântara Maciel; e do IFTM, Marlene Jerônimo.

Secretaria Especial de Comunicação da PMU