Confira como fica o comércio e outros órgãos neste feriadão de carnaval
17/02/2023


A segunda-feira, dia 20/02, será feriado para os trabalhadores do comércio, pois em convenção coletiva de trabalho, entre o Sindicomércio e o Sindicomerciários, ficou aprovado pela categoria que nesta data o comércio não irá funcionar. Portanto, comércios de rua, shoppings centers e gêneros alimentícios não abrirão. A Aciu também não terá expediente na segunda e terça-feira, reabrindo na quarta-feira, dia 22, às 8h.

 

Na terça-feira, dia 21, o comércio de rua está autorizado a funcionar normalmente, assim como gêneros alimentícios. Já as lojas dos Shoppings Centers funcionarão das 13h às 20h. Para outros setores, o consumidor deve consultar com cada estabelecimento.Na quarta-feira de Cinzas, dia 22, tanto comércio de rua, quanto Shoppings Centers e gêneros alimentícios irão abrir normalmente. 

 

No acordo entre os sindicatos, ficou definido que os trabalhadores do comércio que laboraram no dia 18 de dezembro de 2022 poderão entrar às 12h neste dia 22 de março de 2023. “Qualquer outra categoria deve checar com sua representação/sindicato, se existe norma coletiva vigente que dispense do trabalho nestes dias ou não”, destaca João Henrique Rodrigues Almeida, advogado especialista em direito empresarial. A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba - Aciu estará fechada na segunda e terça-feira, dias 20 e 21, e retornará normalmente ao seu atendimento, na quarta-feira, dia 22, às 8h.   

 

Nos dias 20, 21 e 22, devido ao Carnaval e a Quarta-Feira de Cinzas, é considerado ponto facultativo nos órgãos municipais.  Os pontos facultativos na administração pública direta e indireta não alteram o horário de funcionamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), da Guarda Municipal e do plantão de ambulâncias.

 

Mas afinal, Carnaval não é feriado?


As controvérsias geradas em torno do “feriado de carnaval" em função da tradição em vários municípios de não haver expediente nas empresas, bancos ou repartições públicas, gera dúvidas todos os anos por parte de empregadores e empregados. Apesar de serem dias normalmente de descanso para servidores públicos, na iniciativa privada a legislação prevê que o “dia de folia” não é feriado nacional, só é considerado feriado se estiver previsto em lei estadual ou municipal, o que não é o caso de Uberaba.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que não haverá atendimento nas agências bancárias durante o feriado de Carnaval, nos dias 20 (segunda-feira) e 21 (terça-feira). Já na quarta-feira de cinzas (22), o início do expediente será às 12h, no horário local, com encerramento previsto no horário normal de fechamento das agências.



Confira o funcionamento dos órgãos públicos

 

Administrativo - As repartições públicas municipais, incluindo autarquias e fundações, estarão fechadas no período.

 

Esporte - O Complexo Esportivo Professor Murilo Pacheco de Menezes funcionará das 7h às 18h, e o Parque das Acácias (Piscinão), das 6h às 18h, ambos somente para caminhada, corrida e atividades esportivas nas quadras. A Arena Funel ficará fechada. As atividades nos espaços esportivos retornam na quinta-feira (23).

 

Turismo e lazer - A Mata do Ipê funcionará de terça-feira a domingo, das 7h às 16h. O Bosque Jacarandá e a Mata do Carrinho, assim como o Memorial Chico Xavier, seguem fechados. Já os Museus de Arte Decorativa (Mada) e Arte Sacra estarão fechados para visitação.

 

Educação - As unidades escolares da rede municipal de ensino estarão fechadas no período de 18 a 22 de fevereiro, retomando o atendimento na quinta-feira, 23.

 

Transporte coletivo - A Superintendência de Transporte Público elaborou um cronograma especial para os quatro dias do Carnaval Geoparque Uberaba 2023. Entre sábado (18) e terça-feira (21), os ônibus da Linha 100 – Terminal Beija-Flor/Manoel Mendes sairão com intervalo de 15 minutos, ao invés dos 25 minutos da tabela de feriados. Dois ônibus extras também estarão disponíveis para atender à demanda. Demais linhas seguem horários de fim de semana e feriados.

 

Saúde - As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) São Benedito e Mirante/Provisória e o Serviço de Atendimento Móvel (Samu) funcionam 24 horas, ininterruptamente. A Central de Ambulâncias irá operar no transporte de pacientes de hemodiálise pré-agendados. A viatura da Central de Ambulâncias estará de plantão no Samu para altas hospitalares, das 8h às 17h, com pedido de transporte feito pelo número 192. As Unidades Básicas de Saúde estarão fechadas na segunda, dia 20, terça (21) e na quarta (22), retomando os atendimentos na quinta-feira (23).

A Farmácia Central irá funcionar no sábado (18), das 7h às 19h; no domingo (19), estará fechada; na segunda-feira (20) e terça-feira (21) aberta, das 7h às 13h; e, na quarta-feira (22), funcionará das 7h às 13h.

 

A Farmácia Básica da UPA São Benedito irá funcionar assim: no sábado (18), das 10h às 18h; no domingo (19), das 8h às 18h; na segunda-feira (20), terça-feira (21) e quarta-feira (22), das 10h às 18h. Retornando o atendimento normal na quinta-feira (23), das 18h às 22h.

 

A Farmácia do CeCovid irá funcionar na segunda-feira (20) e na terça-feira (21), das 12h às 17h; e, na quarta-feira (22), retomará o atendimento, das 7h às 17h.

 

A Unidade Cecovid na URS São Cristóvão atenderá na segunda-feira (20), das 12h às 16h; na terça (21), das 12h às 16h; e na quarta (22), retomará o horário de atendimento normal, das 7h às 17h.

 

POSTADO POR:
Comunicação Aciu
ACIU - Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba

Av. Leopoldino de Oliveira, 3433 - Centro
CEP 38010-050 | Uberaba/MG

ACIU 2024 - Todos os direitos reservados.
By UNK.