ZPE é apresentada para empresários locais
19/01/2023

A Aciu recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 19, um encontro com empresários, investidores, entidades de classe e vereadores, para apresentação sobre a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Uberaba, o regime brasileiro de ZPEs e alfandegamento. A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, o secretário da Sedec, Rui Ramos, e todos os presentes foram recepcionados pelo presidente da Aciu, Anderson Cadima.

Com participação da secretária-executiva do Ministério da Economia, Ana Carolina Meneghetti Peres, e do chefe da equipe aduaneira da delegacia da Receita Federal do Brasil em Uberlândia, Carlos Henrique Martins da Costa, o encontro teve como objetivo explanar o funcionamento da Zona para potenciais empresários. O local funcionará com uma espécie de condomínio de indústrias, com atividades voltadas ao processamento e exportação de mercadorias. A ZPE de Uberaba é a única do estado de Minas Gerais e a Aciu é uma das cotistas do empreendimento, bem como incentivadora da geração de emprego e renda que a área irá promover.

“Hoje tivemos uma presença significativa no encontro sobre as diretrizes para a ZPE, o que mostra o interesse e a confiança que o empresário tem na concretização desse projeto. Foi um momento de trazer informações de entes como Governo Federal, Receita Federal e também do Governo do Estado. Essa união de esforços vai dar segurança jurídica ao empresário para que ele confie em se instalar na ZPE. Ela já é realidade”, disse Elisa.

Entende-se por alfandegamento a autorização, por parte da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB), para que, nos locais ou recintos, sob controle aduaneiro, possam ocorrer atividades como estacionamento ou trânsito de veículos; movimentação, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias procedentes do exterior, ou a ele destinadas; embarque, desembarque, verificação de bens ou trânsito de viajantes procedentes do exterior, ou a ele destinados; e movimentação e armazenagem de remessas internacionais.

Para o secretário da Sedec, Rui Ramos, esses foram alguns pontos abordados durante as apresentações. “Foi um encontro importante, de muitos esclarecimentos. Estamos no caminho certo para mostrar aos investidores e empresários que a ZPE Uberaba é uma realidade”, afirmou. O presidente da Aciu, Anderson Cadima, falou da satisfação da Aciu em ser parte integrante deste projeto, “que alavancará ainda mais o desenvolvimento de Uberaba”.

Presentes no evento, autoridades, líderes classistas,  a diretora de Desenvolvimento Logístico da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Renata Muinhos Pereira; a secretária executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), Ana Carolina Meneghetti Peres; o analista de Comércio Exterior, José Ribamar Vieira de Araújo Junior; o chefe da Regional de Alfandegamento e auditor-fiscal, Carlos Henrique Martins da Costa. E ainda, os diretores da Companhia Administrativa da Zona de Processamento de Uberaba (CAZPE), Mário Renato Palmério Assumpção, Renata Caetano e Rodrigo Caetano e o diretor do Porto Seco do Triângulo - Estação Aduaneira do Interior (Eadi), André Barsam.

Outras fotos