Assinado protocolo de intenção com empresa que investirá 5 bi em área do DI-III
28/10/2022

Atlas Agro Brasil Fertilizantes assinou, nesta quinta-feira (27), protocolo de intenção com a Prefeitura de Uberaba para investimento de 5 bilhões de reais em área de 1.086.535,44m², localizada no Distrito Industrial III.

Em junho, o Governo do Estado de Minas Gerais cedeu a referida área, o antigo terreno do projeto da planta de amônia, para a Prefeitura de Uberaba, o que permitiu à gestão municipal buscar o melhor destino ao local.

A Atlas Agro Brasil Fertilizantes é formada por altos executivos com larga experiência na indústria global e produzirá fertilizantes nitrogenados utilizando água, ar e fontes renováveis de energia, o que torna seus produtos altamente sustentáveis. A empresa vai criar, durante a construção, 2.000 empregos. Na fase operacional, vai gerar 560 empregos diretos e indiretos. O projeto é sustentável e possui alto grau de inovação tecnológica.

Presentes na assinatura do protocolo de intenção, o presidente da Atlas Agro Brasil Fertilizantes, Knut Karlsen, e o diretor operacional Rodrigo Santana. O presidente da Aciu, Anderson Cadima, também esteve no evento.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos, afirmou que a assinatura do protocolo de intenção é mais um destrave que o Governo Municipal realiza com sucesso. “Essa é uma das muitas ações que consolidam Uberaba na rota do desenvolvimento econômico. São investimentos que geram emprego e colocam o Município em um patamar importante em Minas Gerais”, ressaltou.

Segundo a prefeita Elisa Araújo, a Atlas optou em se instalar em Uberaba porque é o melhor lugar para uma empresa investir. “Temos a melhor logística do Brasil, a melhor e mais atrativa lei de incentivo, a liberação de licença ambiental até Classe 6, ou seja, um governo capaz de apoiar o empreendedor e receber qualquer porte de empresa”, frisou.

A chefe do Executivo também agradeceu ao Governo Federal, por meio do ministro Marcos Montes, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), ao governador Romeu Zema e ao Invest Minas, que foram importantes na concretização desse projeto.

Também estavam presentes o presidente da Câmara, vereador Ismar Marão; o líder do Governo, Fernando Mendes; Marcos Jammal, Lu Fachinelli, Anderson Dois Irmãos e Baltazar da Farmácia. Assim como os secretários municipais e representantes da Fiemg Regional Vale do Rio Grande e do Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande (Cigra), dentre outras autoridades.