Segunda etapa da ZPE tem prazo de oito meses para ser entregue
28/10/2022

Assinada nesta quinta-feira (27) a Ordem de Serviço para dar início à 2ª etapa das obras da Zona de Processamento de Exportação (ZPE). A obra, orçada em R$ 5.649.815,17, por meio de recursos de fonte de financiamento, tem previsão de execução no prazo de oito meses.

Elisa frisou a importância desta etapa iniciada. "O que a população precisa mesmo é de oportunidade. Com a ZPE, nossa cidade passa a ter maior visibilidade internacional, os empresários terão mais caminhos para exportar seus produtos, atraindo investidores", destacou.

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), Rui Ramos, lembrou que a ZPE começou em 2012, ficando inerte. “Ela foi destravada pelo atual governo que resolveu todas as questões burocráticas e de legalidade permitindo, assim, realizar a primeira etapa, atendendo às exigências do Ministério da Economia e, agora, inicia a segunda fase. Esperamos em oito meses estar com a infraestrutura concluída, para ser alfandegada, a fim de recebermos as primeiras empresas.”

Localizada junto à BR-050, em mais de 268 hectares, abrigando o entroncamento rodoferroviário que serve hoje ao Distrito Industrial II, a ZPE prevê, nesta 2ª etapa, a abertura de rede de água potável, drenagem de águas pluviais, pavimentação/terraplenagem, meio-fio com sarjeta nas vias da área administrativa, calçada ecológica com piso tátil, rampas de acessibilidade, balança rodoviária com capacidade para 120 toneladas, escritório de administração com estrutura alfandegária.

"A gente espera que o Consórcio continue realizando o trabalho com a mesma qualidade de outros locais onde atua, tais como DI-II e DI-IV, onde vem transcorrendo com celeridade, e tem expectativa de entrega até mesmo antes dos oito meses do contrato", salientou o titular da Sesurb, Anderson Passos.

A OS foi assinada pela prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, e o Consórcio CP ZPE Uberaba, representado pelos sócios Lucas Uba de Carvalho e Luís Dias, bem como pelos titulares da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos, e da Secretaria de Serviços Urbanos, Anderson Passos, e também por um dos sócios do Consórcio ZPE Uberaba, Rodrigo Caetano. Os vereadores Elias Divino e Baltazar da Farmácia assinaram como testemunhas. A Aciu tem participação na ZPE de Uberaba e esteve representada no evento por seu presidente, Anderson Cadima.